quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Planos para o filme Star Wars VII

Antecedentes

Os planos para o lançamento de um sétimo episódio da saga datam em quase 40 anos. Após o sucesso do primeiro filme de Star Wars, em 1977, George Lucas expandiu seus planos para a saga incluir três trilogias, ao invés de duas. A terceira trilogia incluiria os episódios VIIVIII e IX. Porém, após completar a trilogia original e a nova trilogia, Lucas revelou que não tinha planos detalhados para uma nova trilogia, e não teria entusiasmo para completa-la. As reações negativas dos fãs perante os novos projetos contribuíram nessa falta de interesse. Até mesmo o jornalista americano Dan Rather, na época do telejornal CBS Evening News, fez uma brincadeira em 1999: "Eu tenho que ir ao cinema para ver Star Wars Episódio VII: Há Algo Sobre Anakin."
No começo de maio de 2002, perto da estréia do Episódio II: Ataque dos Clones e enquanto Lucas estava trabalhando no roteiro do Episódio III: A Vingança dos Sith, rumores sobre o lançamento dos episódios VIIVIII e IX foram postados na internet. Em resposta, Lucas declarou que não haveria novos episódios até que fosse o momento certo para seguir com a história:
"Eu vou fazer meus próprios filmes. Eu tenho algumas ideias, mas esses tipos de filmes não são populares, eles não vão ser bem sucedidos em termos de faturamento. Eu consegui um fundo para fazer esses filmes [blockbusters] que me permite a liberdade criativa para fazer coisas que talvez nunca vejam a luz do dia — se eles forem distribuidos terão um público muito limitado, porque eles não filmes de entretenimento em massa. Há várias coisas que eu ainda quero fazer. Eu quero fazer um programa de TV, alguns filmes para TV, a maior parte será de natureza histórica."
Lucas também declarou: Finalmente, a saga terá seis filmes, uma história de 12 horas. As pessoas então podem assistir a todos os seis filmes juntos, assim como era a intenção deles serem vistos.
Mais de dois anos depois, em setembro de 2004, Lucas desmentiu os rumores que o lançamento em 2005 do Episódio III seria seguido do anúncio de novas continuações: "Não há episódios VIIVIII e IX. Nunca houve. [...] A história foi originalmente concebida para ser os episódios IVV e VI. Mas eu tinha uma história por trás que achava fascinante, e agora vocês tem a história completa do começo ao fim. Não há realmente mais nada." Apesar disso, o jornal Chicago Tribune intitulou um sumário de maio de 2005 do crítico de cinema americano Gene Siskel (originalmente uma crítica do Episódio IV) de Star Wars Episódio VII. Um mês depois o produtor da franquia, Rick McCallum, confirmou que Lucas não estava fazendo os episódios VIIVIII e IX.
Em julho de 2008, Lucas explicou as dificuldades lógicas de fazer um Star Wars Episódio VII:
A história, a saga, de Star Wars, — que é a saga de Skywalker ou da tragédia de Darth Vader — começa com ele tendo 10 anos de idade. E termina quando ele morre. O papel de Luke na história é o fato dele redimir seu pai, mas aquilo é a história. Não há mais história depois daquilo. O que acontece com Luke depois daquilo não é relevante para a história sobre o acontece com Darth Vader, porque ele já se foi.
Mesmo em janeiro de 2012, poucos meses antes do novo filme ser anunciado, Lucas continuou a afirmar que não haveria Episódio VII. Em uma participação no programa americano The Daily Show, Lucas afirmou que as cenas de combate aéreo no seu filme de guerra de 2012, Red Tails, "são o mais perto que vocês vão chegar de um [Star WarsEpisódio VII."
Quando Lucas anunciou a sua saída do controle da Lucasfilm, em outubro de 2012, ele mostrou maior aceitabilidade para a nova trilogia, declarando: "Agora o momento de eu passar Star Wars para uma nova geração de cineastas." No começo de agosto de 2012, Lucas relevou para as estrelas da trilogia original, Mark Hamill e Carrie Fisher, os planos confidenciais para filmar os episódios VIIVIII e IX. Nesta época, ele declarou que ele não iria dirigir os filmes e que a presidente da Lucasfilm, Kathleen Kennedy, iria os produzir. Ele não discutiu o envolvimento de Hamill e Fisher na produção. A produção do Episódio VII foi anunciada em 30 de outubro de 2012, pela The Walt Disney Company. O anúncio foi feito em um comunicado para a imprensa, junto com a notícia da aquisição completa da Lucasfilm por US$4,05 bilhões pela companhia.

Desenvolvimento

Até o presente momento, o filme está em "desenvolvimento inicial", com a data de lançamento programada para 18 de dezembro de 2015. A presidente da Lucasfilm, Kathleen Kennedy, será a produtora executiva do filme, e George Lucas estará na produção como consultor criativo. Será o terceiro episódio da saga que não terá a direção de Lucas.
No começo de novembro de 2012 foi confirmado que Michael Arndt, ganhador do Oscar de melhor roteiro original pelo filme Little Miss Sunshine, foi escolhido para escrever o roteiro do filme. De acordo com a notícia, o objetivo de Arndt é trabalhar com versões mais antigas dos personagens principais, junto com outros personagens favoritos dos fãs. Depois do enfoque na mídia sobre a possibilidade da volta do elenco antigo, Fisher gravou um vídeo declarando que gostaria de atuar novamente como Princesa Leia. Foi noticiado que Harrison Ford também está disposto a atuar novamente na franquia, e que o trio protagonista estava "otimista" para o retorno.
Mais informações : http://pt.wikipedia.org/wiki/Star_Wars_Epis%C3%B3dio_VII#Produ.C3.A7.C3.A3o

Nenhum comentário:

Postar um comentário